Isabel dos Santos e os vínculos transnacionais da elite angolana
a questão da agência no estudo das relações internacionais
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v17n2.2022.1237Resumo
A divulgação do “Luanda Leaks” expôs a rede de negócios que sustentava a fortuna da elite de Angola. Este artigo analisa o papel de agente assumido pelas elites do Sul Global em domínios públicos e privados. Para tal, baseia-se na metodologia de análise de redessociais de Kleemans e Van de Bunt (1999), evidenciando as interconexões entre os atores da elite angolana a partir de Isabel dos Santos. As conclusões deste artigo constatam o papel das elites como construtoras de uma articulação transnacional que formou o império financeiro do qual Isabel dos Santos faz parte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mariana Medeiros Bernussi, Tales de Paula Roberto de Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.