Política Externa Brasileira: 1964-1985
Palavras-chave:
política externa brasileira, regime militar, forças armadas, diplomacia brasileira, relações internacionais brasileirasResumo
O texto faz considerações sobre a política externa brasileira conduzida pelo regime militar. Procura destacar as políticas formuladas durante os diversos governos, considerando as alternâncias dos grupos no poder e as mudanças na conjuntura tanto doméstica quanto internacional. O que se observa, portanto, é que cada governante implementou sua política de acordo com os interesses do grupo que naquele momento se encontrava no controle do Estado. Um dos objetivos do texto é discutir as nomenclaturas utilizadas para designar cada período: “alinhamento automático”, “diplomacia da prosperidade”, “diplomacia do interesse nacional” “pragmatismo responsável” e “pragmatismo ecumênico”. Essas terminologias não fazem jus, nem correspondem à realidade das políticas implementadas naqueles momentos, uma vez que todas as políticas públicas, nessas incluindo a política externa e as de defesa e segurança, são motivadas pela necessidade de se atender princípios básicos comuns a todos os governos, como a soberania e o desenvolvimento nacionais.Downloads
Referências
COUTO E SILVA, Golbery do. 1981.Conjuntura Política, o Poder Executivo & Geopolítica do Brasil, 3.ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora.
GOES, Walder de. 1978. O Brasil do general Geisel. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. 1966. A política externa da revolução brasileira. Brasília: Seção de Publicações. (snp/sem numeração de páginas)
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. 1978. Tratado de Cooperação Amazônica. Brasília: MRE.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. 1971. Metas e bases para a ação do governo. Rio de Janeiro: Fundação IBGE.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. 1974. II Plano Nacional de Desenvolvimento (1975-1979). Rio de Janeiro: Fundação IBGE.
SENADO FEDERAL. 1984. Reforma Administrativa. Organização da Administração Federal. Decreto-Lei nº 200/67. 4.ed. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.