As relações econômicas entre China, América Latina e Caribe
uma análise a partir dos acordos de proteção de investimentos
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v17n1.2022.1183Resumo
A China tem papel central no regime internacional de investimentos como país emissor e anfitrião de investimento externo direto. Ela também é o primeiro país em maior número de tratados bilaterais de investimentos. Neste artigo, analisamos os tratados da China com países da América Latina e Caribe e as principais características de suas relações comerciais, financeiras e de investimento. Buscamos questionar em que medida a China pode se tornar uma parceira alternativa para as economias da região e se o país contribui para promover inovações no modelo de TBI vigente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Saggioro Garcia, Rodrigo Curty
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.