From Monterrey to Addis Ababa and beyond
a new global framework for public finance for sustainable development?
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v15n3.2020.1046Resumo
O quadro global de financiamento do desenvolvimento sustentável é profundamente conectado por iniciativas multilaterais como as do Consenso de Monterrey, a Agenda de Ação de Addis Abeba, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre mudança do clima. Assim, o ano de 2015 pode ser considerado como um referencial no tema. Neste sentido, o texto identifica cinco grandes mudanças que afetam o quadro global para o financiamento do desenvolvimento mundo afora, demonstrando como mecanismos tradicionais de cooperação internacional coexistem com mecanismos novos. Eles são discutidos na seguinte ordem: a evolução das agendas globais de desenvolvimento; relações sistêmicas de poder e fluxos financeiros; entrepreneurship institucional das potências emergentes e o papel crescente de bancos de desenvolvimento; e a evolução da assistência oficial ao desenvolvimento para os financiamentos internacionais públicos. Sob a égide das
Nações Unidas ou não, países de renda média aumentaram o seu papel nos mecanismos de financiamento global. Além disso, bancos de desenvolvimento de países como Brasil, Colômbia e África do Sul tornaram-se mais relevantes e mais próximos atuando no âmbito do Clube Internacional de Financiadores do Desenvolvimento (IDFC).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.