Geografia e arquitetura institucional da cooperacão ambiental brasileira na América do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v16n1.2021.1083

Resumo

A partir das lentes da joint discipline que transpassa categorias de análise das disciplinas do Direito Internacional e das Relações Internacionais, a presente pesquisa radiografa a geografia e a arquitetura institucional da cooperação ambiental brasileira na América do Sul. Para radiografar a geografia, a pesquisa indaga onde esta cooperação está localizada, o que ela estabelece e quais são os atores cujos interesses a envolvem. Ao investigar a arquitetura, foca-se em entender como ela operacionaliza o seu conteúdo normativo, o que envolve compreender o papel do direito internacional em operar políticas públicas ambientais transversais a diversos Estados. A exploração documental analisa os regimes bilaterais na matéria, e, através de levantamento, sugere que esta cooperação é descentralizada e difusa, ao mesmo tempo que inova no seu modus operandi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademar Pozzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Ademar Pozzatti é professor de Direito Internacional do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil), onde coordena o NPPDI - Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional (CNPq/UFSM)). Possui Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Brasil), com estágio de pesquisa junto à École de Droit do Institut d´Estudes Politiques de Paris (SciencesPo/França). 

Henrique Jorgielewicz Rogovschi, Universidade Federal de Santa Maria

Henrique Jorgielewicz Rogovschi é bacharel em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde é membro do Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional (NPPDI).

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

Pozzatti, A., & Jorgielewicz Rogovschi, H. (2021). Geografia e arquitetura institucional da cooperacão ambiental brasileira na América do Sul. Carta Internacional, 16(1), e1083. https://doi.org/10.21530/ci.v16n1.2021.1083