The Quad

One More ‘Minilateral’ Initiative, not an Embryonic Military Alliance in the Indo-Pacific Region

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v15n2.2020.1014

Resumo

O Diálogo Quadrilateral de Segurança, abreviado para Quad, é composto pela Austrália, Estados Unidos, Japão e Índia. Embora muitos think tanks e meios de comunicação tenham promovido recomendações para essa iniciativa, este artigo acredita que o Quad é apenas uma evidência de uma crescente rede de pequenos diálogos estratégicos na região Indo-Pacífico. Os objetivos aqui são duplos: (a) demonstrar as definições e a relevância do Quad em meio à crescente rivalidade no Indo-Pacífico; e (b) compreender essa iniciativa como um agrupamento “minilateral”, estabelecido em uma estrutura mais informal que propriamente instituições multilaterais. Ao avaliar essas hipóteses, esta pesquisa emprega uma análise qualitativa de conteúdo de declarações e documentos oficiais sobre a reunião da Quad e políticas nacionais para o Indo-Pacífico. Uma revisão bibliográfica sistemática foi aplicada para refinar referenciais teóricos e para triangular fontes. Em conclusão, este artigo infere que o Quad não é tão ambicioso e forte quanto a literatura anterior alegou. Esses quatro membros desenvolveram interesses divergentes no Indo-Pacífico; assim, uma aliança contra
a China parece improvável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Nicolini Gabriel, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP-UNICAMP-PUC-SP). Membro da International Political Science Association (IPSA).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9356537757576148

Henoch Gabriel Mandelbaum, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro da Midwest Political Science Association (MPSA).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5530298390803108

Carlos Eduardo Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP-UNICAMP-PUC-SP).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4531178739960001

 

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Gabriel, J. P. N., Mandelbaum, H. G., & Carvalho, C. E. (2020). The Quad: One More ‘Minilateral’ Initiative, not an Embryonic Military Alliance in the Indo-Pacific Region. Carta Internacional, 15(2). https://doi.org/10.21530/ci.v15n2.2020.1014