A ZOPACAS como a manifestação de um projeto de construção regional Brasileiro para o Atlântico Sul: uma leitura crítica (1986-2013)

A CRITICAL REVIEW (1986-2013)

Autores

  • Douglas Henrique Novelli UFPR
  • Alexsandro Eugenio Pereira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v15n1.2020.976

Resumo

O artigo insere-se em um conjunto de estudos sobre construção de regiões, entendidas aqui como construtos cognitivos atrelados a projetos políticos, manifestadas por meio do discurso dos atores. Busca verificar a hipótese de que a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) foi criada e mantida como um projeto de construção regional brasileiro para o espaço oceânico em questão. É aplicado o método da análise de conteúdo qualitativa a 27 documentos, divididos entre discursos de representantes brasileiros nas Reuniões Ministeriais da ZOPACAS e circulares internas do Ministério das Relações Exteriores Brasileiro, datadas dos anos de 1986 a 2013 e coletados diretamente no Arquivo Histórico do MRE entre os dias 22 e 25 de agosto de 2017. Os dados sugerem que a ZOPACAS de fato se trata da manifestação de um projeto regional brasileiro para o Atlântico Sul, cujo momento de maior relevância ocorreu em sua primeira década, caindo no ostracismo desde então. Embora a retomada da iniciativa em 2007 tenha sinalizado um potencial renascimento do projeto, os dados coletados sugerem que o espaço oceânico comum continua sendo de baixa relevância no discurso do governo brasileiro, sobretudo se comparado ao seu período áureo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Henrique Novelli, UFPR

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestre em Ciência Política pela mesma instituição. Membro do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRI-UFPR) desde 2016, seus atuais interesses de pesquisa incluem Análise de Política Externa, Soft Power, Democracia Comparada e Processos de Construção Regional.

Alexsandro Eugenio Pereira , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRI/UFPR) e Editor-Chefe da Revista Conjuntura Global. Pesquisador da área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e Relações Internacionais, atuando nos seguintes temas: Teoria Política; Pensamento Político Brasileiro; Teoria das Relações Internacionais; Segurança Internacional.

Downloads

Publicado

2020-04-03

Como Citar

Novelli, D., & Pereira , A. . (2020). A ZOPACAS como a manifestação de um projeto de construção regional Brasileiro para o Atlântico Sul: uma leitura crítica (1986-2013): A CRITICAL REVIEW (1986-2013). Carta Internacional, 15(1). https://doi.org/10.21530/ci.v15n1.2020.976