Dispersão e concentração espaciais dos cursos de Relações Internacionais no Brasil

contrastes e desafios da expansão da oferta nacional

Autores

  • Matheus Hoffmann Pfrimer Universidade Federal de Goiás (UFG) https://orcid.org/0000-0003-3472-3314
  • Giovanni Hideki Chinaglia Okado Universidade de Brasília (UnB) Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v14n1.2019.867

Resumo

O crescimento acelerado dos cursos de Relações Internacionais (RI) no Brasil revela
contrastes e desafios. Esse processo de expansão pode ser periodizado em cinco momentos:
protoperíodo, expansionismo privado, transição privado-pública, expansionismo público e
período de reconcentração geográfica. O penúltimo deles foi caracterizado pelo fomento público
de novos cursos de RI a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão
das Universidades Federais (Reuni) em 2007. Nesse período, cria-se vários cursos de RI em
universidades federais. Contudo, a aprovação da Emenda Constitucional n. 95 em 2016, que
estabeleceu o contingenciamento de gastos públicos, parece marcar o fim desse período.
Este artigo investiga a dispersão e a concentração espacial decorrente desse crescimento,
demonstrando, por meio da análise espacial e quantitativa, a herança deixada pelo Reuni
para a universalização do ensino de RI. Para tanto, utilizou-se dados secundários sobre os cursos de RI disponibilizados no Portal do Ministério da Educação e Cultura (E-MEC).
A análise revela que a expansão de cursos de RI caracteriza-se pela concentração espacial, em
que a lógica da universalização do ensino é suplantada pela exclusão espacial, originando um
período de reconcentração geográfica. Essa herança indica a estagnação do número de cursos.

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Biografia do Autor

Matheus Hoffmann Pfrimer, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor do Curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais (FCS)

Giovanni Hideki Chinaglia Okado, Universidade de Brasília (UnB) Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e professor do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

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Publicado

2019-05-21

Como Citar

Pfrimer, M. H., & Okado, G. H. C. (2019). Dispersão e concentração espaciais dos cursos de Relações Internacionais no Brasil: contrastes e desafios da expansão da oferta nacional. Carta Internacional, 14(1), 225–249. https://doi.org/10.21530/ci.v14n1.2019.867