As políticas industrial e infraestrutural durante o Governo Lula: implicações e desafios da adoção do modelo do Estado Logístico para o Brasil

Autores/as

  • Fernando Dall'Onder Sebben Senado Federal
  • Pedro Perfeito da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v11n1.2016.232

Palabras clave:

Desenvolvimento, Integração Sul-Americana, Política Industrial, Política de Infraestrutura.

Resumen

O artigo concentra-se na análise da política industrial brasileira durante o governo Lula (2003-2010) e dos projetos associados à Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Em ambas, observa-se um modelo de desenvolvimento, próximo ao que denominamos Estado Logístico - tipo ideal, diferente do conceito de Amado Cervo, que surge da confluência de um alto nível de autonomia inserida com políticas de corte horizontal, as quais buscam reforçar as vantagens comparativas do sistema produtivo nacional e regional. Assim, há uma mútua influência entre as políticas, pois o sucesso da IIRSA promove a integração do mercado sul-americano com o do Pacífico, ampliando a pressão sobre a indústria brasileira, enquanto a política industrial reforça uma estrutura produtiva baseada no setor primário e na indústria tradicional, o que dificulta a integração regional.

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Biografía del autor/a

Fernando Dall'Onder Sebben, Senado Federal

Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS e analista legislativo no Senado Federal.

Pedro Perfeito da Silva, UFRGS

Mestrando em Economia do Desenvolvimento no PPGE-UFRGS

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Publicado

2016-04-30

Cómo citar

Sebben, F. D., & Silva, P. P. da. (2016). As políticas industrial e infraestrutural durante o Governo Lula: implicações e desafios da adoção do modelo do Estado Logístico para o Brasil. Carta Internacional, 11(1), 63–90. https://doi.org/10.21530/ci.v11n1.2016.232

Número

Sección

Artigos