A agenda externa governamental e o empresariado industrial brasileiro como um empreendedor político (2015–2018)
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v18n1.2023.1324Palavras-chave:
Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira, Dilma Rousseff, Michel Temer, Empresariado BrasileiroResumo
Essa pesquisa insere-se no campo da análise de política externa (APE) e foca em governos e na organização de interesses setoriais, em particular, do empresariado industrial brasileiro como um empreendedor político. O espaço temporal (2015-2018) compreende um momento conturbado da vida política brasileira em que no seu segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff sofre um processo de impeachment, e, então, é sucedida pelo vice-presidente Michel Temer. O método empregado foi o da análise de conteúdo. Conclui-se que a orientação ideológica do governo e o ativismo de grupos de interesses impactam diretamente nos rumos mais particulares da política em tela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodrigo Santiago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.