A Construção do Pensamento sobre o Internacional na Rússia
identidades, projetos político-pragmáticos e o Ocidente
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v16n1.2021.1000Resumo
A compreensão sobre o internacional no século XX e o desenvolvimento do campo das Relações Internacionais ecoam particularidades do ambiente sociopolítico no qual são construídos. Isso pode ser percebido no caso da Rússia, onde a construção científica do campo está atrelada a projetos de nação que buscam imitar o Outro Ocidental, ou ontrapor-se a ele. O objetivo deste artigo é compreender o quadro contemporâneo das escolas de pensamento sobre o internacional naquele país. Para tanto, serão incorporados conceitos da sociologia do conhecimento e do construtivismo aplicado às Relações Internacionais a partir da noção de epistemologias geoculturais. Análises matriciais sobre a literatura revista serão o principal recurso de comparação das classificações propostas pelas obras selecionadas, com vistas a entender o impacto dos diferentes contextos sociopolíticos sobre a Academia. Conclui-se que o caso russo é um interessante exemplo no qual é possível observar a confluência de inclinações identitárias, projetos político-pragmáticos e a constituição dessa área do saber em torno do elemento Ocidental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daniela Vieira Secches, Marina Bernardes, Pedro Diniz Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.